Quantas vezes já deu por si a pensar se valerá ou não a pena investir num website para o seu restaurante? Para ajudar nesta decisão, deixo-lhe as 4 principais razões para investir num bom website:
1. Montra digital
O primeiro ponto de contacto de potenciais clientes com o seu restaurante após uma pesquisa num motor de busca (por exemplo no Google) será o seu website e, por isso, este é considerado a sua “montra digital”. Agora imagine que um cliente, depois de pesquisar, chega finalmente ao seu website e não encontra informações tão simples como o horário de funcionamento, a localização ou até alguns pratos da ementa! Estes são elementos fundamentais e no seu website os utilizadores deverão conseguir encontrar todas as informações relevantes do seu restaurante, organizadas de forma clara e apelativa.
Embora existam diversas páginas que possa colocar no seu website, há algumas que são imprescindíveis e que respondem às principais necessidades dos seus clientes:
- Página inicial – Sendo a primeira página do seu website, deve ser visualmente apelativa, incluindo fotografias dos seus pratos mais emblemáticos e do espaço do restaurante;
- Menu – É a página mais visitada nos websites de restaurantes e, por isso, deve incluir todas as informações relativas ao menu do seu restaurante, ser fácil de ler e incluir um CTA (call-to-action) para a página de reservas;
- Reservas – Aqui as pessoas poderão reservar a sua mesa através da integração da plataforma de gestão de reservas que utilizar no seu restaurante;
- Contactos – Deve incluir a localização e os meios através dos quais os utilizadores podem contactar o seu restaurante (telefone, e-mail, redes sociais).
Outras informações que poderão constar do website do seu restaurante são uma breve história do negócio (especialmente em restaurantes com largos anos de experiência), a sua equipa, um blog e até um formulário de subscrição na sua newsletter. Além destas informações, é crucial que o seu website seja responsivo, isto é: que se adapte a dispositivos móveis, já que estes são os dispositivos privilegiados pela grande parte dos utilizadores.
2. Criação de anúncios Google
Os anúncios Google são um ótimo investimento para aparecer nos primeiros resultados nos motores de pesquisa, e, consequentemente, antes da sua concorrência. Neste tipo de anúncios, os utilizadores são redirecionados para o seu website e a partir daí poderão encontrar toda a informação sobre o seu restaurante (não esquecer o ponto anterior).
3. Medição de resultados
Uma das grandes vantagens do marketing digital é a possibilidade de monitorização do desempenho dos conteúdos quase em tempo real. Isto é particularmente interessante em websites, onde é possível obter dados quantitativos (quantas pessoas visitaram o website, por exemplo) e qualitativos (como as páginas mais visitadas pelos utilizadores) que permitem conhecer melhor os seus clientes (atuais ou potenciais) e por isso, adaptar a comunicação aos interesses do seu público-alvo.
4. Plataforma própria
Claro que as estratégias descritas podem ser adaptadas a redes sociais e outras plataformas de forma muito simples e dinâmica. No entanto, como se trata de uma plataforma própria, o conteúdo do seu website é totalmente controlado por si, não sendo restringido por algoritmos e políticas específicas de cada plataforma. Além disso, o comportamento digital dos utilizadores não é estático, mudando frequentemente as redes onde preferem consumir conteúdo.
Embora um bom website seja realmente importante para o seu restaurante, não constitui uma estratégia digital por si só. Esta estratégia deverá assentar na integração de vários canais como as suas redes sociais (que deverão remeter para o seu website). Saiba quais as redes sociais onde o seu restaurante deve estar representado.