As redes sociais estão cada vez mais a ser usadas como uma ferramenta de marketing online, pois tanto os grandes como pequenos empresários veem o potencial publicitário das redes sociais. Isso também se aplica à indústria de restaurantes.
Observa-se uma forte tendência de promoção de restaurantes, bares e cafés nas redes sociais. Isso é impulsionado principalmente pela popularidade das redes sociais entre vários segmentos de público, mas também pelas oportunidades que elas oferecem.
As redes sociais dependem muito de imagens e fotos para o seu impacto e são, sem dúvida, a melhor forma de divulgar comida apelativa e espaços acolhedores.
1. Facebook
O Facebook conquistou rapidamente o espaço virtual, praticamente definindo como deve ser uma rede social. O Facebook evoluiu de um espaço de troca de mensagens e fotos para um vasto portal equipado com ferramentas de marketing e, no processo, provou que as redes sociais podem efetivamente ajudar a construir marcas fortes.
Que funcionalidades oferece o Facebook?
- Realização de campanhas publicitárias;
- Ferramentas de análise estatística;
- Criação e gestão de anúncios precisamente adaptados a um público-alvo escolhido;
- Manter contacto pessoal com a base de clientes graças a publicações envolventes no Facebook;
- Usando o sistema UpMenu, pode começar a vender comida online no Facebook.
2. Instagram
O Instagram é particularmente popular entre os segmentos mais jovens (15 e 35) anos, devido ao seu caráter mais visual.
Ao contrário do Twitter e do Facebook, o Instagram é sobre partilhar fotos ou vídeos curtos e oferece filtros e ferramentas para tornar os conteúdos visualmente mais apelativos. Assim sendo, é o meio perfeito para promover restaurantes, usando fotos de comidas apetitosas.
Porquê optar pelo Instagram?
- Rede ideal para quem quer alcançar um público mais jovem;
- Realização de campanhas publicitárias;
- Criação e gestão de anúncios precisamente adaptados a um público-alvo escolhido;
- Uso de hashtags para fazer com que os conteúdos cheguem ao público relevante.
3. Pinterest
O Pinterest é uma rede social muito visual e, para restaurantes que se focam no empratamento, é o aliado perfeito.
Como o ditado diz “os olhos também comem” e, como tal, usar esta rede para partilhar fotos dos seus melhores pratos, vinculadas, por exemplo, a receitas ou artigos sobre os ingredientes, pode ser uma mais-valia para o seu restaurante.
Porquê esta rede social?
- Oportunidade de fixar o seu restaurante no pin;
- Mostrar o lado mais elegante do seu restaurante e pratos.
As redes sociais estabeleceram rapidamente uma presença online, transformando-se numa novidade tecnológica num elemento permanente do espaço virtual.
Se o seu orçamento for grande o suficiente, utilize anúncios pagos no Facebook e no Instagram. Mas as redes sociais também são ótimas ferramentas gratuitas para o marketing online de restaurantes. Use-os para promover seu restaurante.