No mercado atual em que temos inúmeros competidores para as nossas marcas, torna-se importante diferenciarmo-nos. Mas como podermos fazer isso? Esta é questão que vou responder neste artigo, onde juntos vamos explorar as 7 melhores dicas digitais para o seu restaurante:
1. Mostre o behind the scenes
Hoje em dia, os frequentadores de restaurantes adoram ver como a comida é confecionada nas cozinhas dos restaurantes e como tal, automaticamente atrai novos clientes quando publica nas redes sociais fotos ou vídeos do processo de criação de comida. A melhor parte é que a sua equipa já está a fazer o trabalho que os clientes querem ver, só falta gravar esses momentos.
- Como fazê-lo? Certifique-se de que a cozinha está impecável e mostre os seus pratos mais deliciosos e vistosos. Pode optar por mostrar todo o processo de preparação de um prato e carregá-lo no YouTube ou optar por filmar um Reel/TikTok.
2. Crie uma voz consistente
Mostrar consistência em tudo o que faz é vital para o sucesso de um restaurante, isto porque ajuda a que a sua marca se torne memorável. Quer trabalhe só com uma equipa ou tenha vários restaurantes da mesma marca pelo país, é importante que todos demonstrem a mesma mensagem, estética e valores.
3. Mostre interesse no cliente
Todos os clientes gostam de se sentir apreciados e sentir que a sua opinião importa. Assim sendo, como pode mostrar ao seu cliente que se importa com a sua opinião? É muito simples: monitorize os seus canais digitais e responda a todos os comentários, avaliações e críticas, independentemente de estes serem bons ou maus.
Ao abordar as avaliações negativas e mostrar apreço pelas positivas, estará a criar uma persona online transparente e amigável. Demonstre que não tem medo de falar sobre as suas falhas e fazer uma tentativa pública de as melhorar. Os bons gestores usam as críticas negativas como uma oportunidade para aprender sobre os seus negócios e transformar clientes insatisfeitos em defensores da marca.
4. Use as redes sociais para gerar subscrições na sua newsletter
As newsletters são uma das melhores maneiras de conhecer os seus clientes e gerar visitas repetidas. Se um cliente lhe der o seu email, então o seu restaurante passa a poder partilhar informações e promoções interessantes como cupões, descontos de aniversário, eventos especiais e muito mais.
5. Repartilhe conteúdos relevantes
De uma forma simples, os conteúdos gerados pelos clientes são ótimos para o seu restaurante. Ao republicar o conteúdo dos seus clientes, está a criar uma ligação entre o seu restaurante, o seu cliente e outros potenciais clientes.
- Como fazer uso desses conteúdos? Escolha os melhores, independentemente de serem fotos, vídeos ou outro tipo de conteúdos, e republique nas redes sociais do seu restaurante.
6. Interaja com o seu público-alvo
Melhore a interação das suas redes sociais ao fazer perguntas e encorajar respostas. Ao fazer isto, os seus seguidores têm uma maior probabilidade de se lembrarem dos seus conteúdos e do seu restaurante.
7. Aproveite os trending topics
Acompanhar as tendências nas redes sociais é uma ótima maneira de aumentar a exposição dos seus conteúdos, especialmente se tiver uma abordagem inteligente do assunto.
Estes são apenas alguns exemplos de estratégias que pode aplicar no seu restaurante para criar notoriedade, gerar mais vendas, reter atuais clientes e atrair novos clientes.